Este título, muito polêmico e sugestivo, faz você imaginar dezenas de coisas em um espaço de tempo tão curto que o simples fato de eu estar "enrolando" para responder a pergunta do título, faz você querer olhar direto para a figurinha abaixo e deixar o meu "blábláblá" para lá, não é mesmo?! hehehe
Pois bem, caro leitor... Se você tem 27 anos ou mais, posso lhe assegurar que você está envelhecendo a níveis cerebrais, SIM!
Isso na verdade não sou eu quem asseguro, sou apenas um simples professor...
A pesquisa que atesta essa "decadência" cerebral a partir dos 27 anos foi realizada por cientistas americanos. Segundo eles, o cérebro humano chega ao auge aos 22 anos, fica estável até os 27 e a partir daí já começa a declinar. E essa queda é incrivelmente rápida - quando as pessoas chegam aos 30 anos de idade, várias funções do cérebro já estão bem mais fracas. Você pode achar que ainda é muito jovem para ficar gagá. Mas a natureza não.
“Do ponto de vista evolutivo, por volta dessa idade você já deveria ter se reproduzido. E, por isso, já estaria chegando a hora de se aposentar”, explica o neurologista Paulo Henrique Bertolucci, da Universidade Federal do Estado de São Paulo.
Afinal, o homem das cavernas não vivia muito mais que 30 anos. E, anatomicamente, o seu cérebro é idêntico ao dele. Mas não precisa se desesperar se você já passou dos 27, ou está chegando a essa idade.
O estudo, realizado pela Universidade de Virgínia, também descobriu que algumas habilidades, como a verbal, continuam crescendo até os 60 anos. E aprender coisas novas, aumentando o número de informações no cérebro, compensa parcialmente as perdas cognitivas. A velhice mental existe. Mas ela é só uma coisa da sua cabeça.
Fonte: Revista SuperInteressante, ed. 265, Maio 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário